
A importância da prevenção ao suicídio e a valorização da vida
O mês de setembro carrega uma cor e um propósito especial no Brasil: o amarelo, que simboliza a campanha de
Cristiano Medina da Rocha, filho do Sr. José Medina e da Sra. Elenice da Rocha, nascido em Guarulhos no seio de uma família onde a educação, os valores éticos e os princípios morais sempre foram essenciais.
Norteou sua vida desde garoto pelo interesse na justiça que terminou por conduzi-lo para a uma destacada carreira no Direito.
Formado pela FIG-UNIMESP, em 2000 fundou o escritório “Medina da Rocha Advogados”, tendo se consolidado ao longo de 23 anos como referência na área criminal no município. Possui especialização em Direito Constitucional e mestrado em Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Sua atuação jurídica inclui participações em casos de grande repercussão nacional e internacional, como as operações Lava Jato, Jericó, Carga Pesada, Caça Níqueis, entre outras.
Também trabalha com destaque no Tribunal do Júri tendo participado de mais de 400 julgamentos tanto na defesa quanto na acusação, sendo que sua notória capacidade profissional lhe conduziu para atuação em casos de grande destaque e projeção, trabalhando como assistente de acusação, valendo observar os casos de Bianca Consoli, Nicolas Maciel Franco, Denise Quioca e Henry Borel.
Além de sua sólida atuação na advocacia tem atuado como professor universitário há mais de duas décadas, lecionando disciplinas como Direito Penal, Processo Penal e Direito Constitucional.
Ao longo de sua consolidada carreira acadêmica lecionou em instituições como UNINOVE, LEGALE EDUCACIONAL, CURSO MARCATO, DIEX IELF, dentre muitos outros. Leciona na FIG-UNIMESP há mais de 20 anos, tendo participado diretamente da formação de centenas de advogadas e advogados, muitos dos quais ocupam posições de destaque em diversas áreas jurídicas.
Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), teve uma carreira marcante.
Atuou na OAB em várias frentes, seja na Subseção Guarulhos com destaque em várias áreas, ou na OAB Estadual com forte participação; na Subseção Guarulhos trabalhou intensamente entre os anos 2002 a 2009 integrando a “Comissão de Direitos Humanos”; e em 2010 foi o mentor da criação da “Comissão do Acadêmico de Direito” tornando-se seu primeiro presidente, além de participar da “Comissão de Prerrogativas” e integrar o “IV Tribunal de Ética e Disciplina”, seguindo sua caminhada de dedicação abnegada em prol da advocacia guarulhense também presidiu o “Departamento Cultural” entre os anos 2016 e 2018; e, para coroar sua carreira de amor a Ordem, foi eleito Conselheiro Seccional da OAB/SP na gestão 2019 a 2021.
Profissional profícuo e inquieto colocou seu conhecimento jurídico à favor da sociedade tornando-se colaborador constante em jornais de grande circulação na nossa cidade e também no Estado, atuando como articulador no “JORNAL GUARULHOS HOJE”, “FOLHA METROPOLITANA” e “JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO”, escrevendo artigos e crônicas sobre temas jurídicos e sociais.
Religioso e homem de família atribui suas conquistas pessoais e profissionais à sua fé em Deus e ao apoio incondicional da sua família, representada por sua esposa Dra. Carolina Figueiredo Marmol, e seus filhos Cristianinho, Lara e Isadora, e aos amigos e irmãos fraternais que sempre acreditaram em seu potencial e no seu caráter.
O mês de setembro carrega uma cor e um propósito especial no Brasil: o amarelo, que simboliza a campanha de
A advocacia, muitas vezes idealizada como o baluarte da justiça e da defesa dos direitos, enfrenta um cenário de crescente
No longínquo dia 29 de julho de 1976, uma quinta-feira marcada pela esperança e pelo espírito de renovação, 21 advogados
No último domingo, 06/10, o advogado Roberto Barbieri Vaz, deficiente visual, vivenciou uma situação inaceitável que levanta questões preocupantes sobre